PROF. MARCIA MENDONÇA

PROCURO SER SEMPRE MELHOR QUE ONTEM!!!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O PAPEL DO ADULTO E DO PROFESSOR NAS ATIVIDADES LÚDICAS

Os educadores em geral tem se preocupado cada vez mais com a aprendizagem de seus educandos, mas principalmente em como motivá-los para a aprendizagem. Pois se sabe que toda atividade educativa só terá sentido se for agradável e significativa para os mesmos.
Mas qual será o papel do educador no desenvolvimento das atividades lúdicas? Como os educadores devem planejar essas atividades? E quais devem ser as intervenções feitas por esses educadores? Essas questões fazem parte das preocupações de todo educador que esteja comprometido com o bom desenvolvimento da aprendizagem e do envolvimento dos educandos nesse processo. A institucionalização da educação contribuiu para modificar as condições dos jogos, os jogos livres passaram a ser considerados como uma atividade não-produtiva. A escola passou a ser o “espaço de trabalho” das crianças, assim perdendo o aspecto espontâneo dos jogos infantis.
Porém ao dar destaque aos jogos espontâneo no planejamento, o educador está valorizando e facilitando o desenvolvimento da aprendizagem.
O professor deve saber se colocar mais como um orientador, um desafiador, e assim colocar as dificuldades progressivamente no jogo, desse modo promovendo o desenvolvimento ou para fixar a aprendizagem dos educandos.
Um dos papeis do educador é também proporcionar aos educandos o desenvolvimento de sua capacidade de autonomia de pesquisa e busca por soluções, utilizando-se de situações problemas e de diversos jogos.
É essencial compreender que a escola deve ser um espaço que desenvolva a criatividade, propiciando os relacionamentos interpessoais, e para isso ocorra à atitude dos educadores deve vir de encontro a esses objetivos, são os educadores que planejam e executam as atividades, que dedicam mais ou menos tempo às atividades lúdicas, pois depende das prioridades de cada educador. O educador durante o período em que está observando os educandos jogarem ou brincarem podem por sua vez participar ou intervir dessas atividades sempre que acreditar necessário, pois participando das brincadeiras e dos jogos contribui para o crescimento e evolução das dificuldades no momento adequado.
Ao participar de uma brincadeira, a criança revê conceitos, troca experiências e expõe suas dificuldades, dando assim a oportunidade ao professor de explorar e intervir quando necessário.

2 comentários:

  1. Olá,
    Tive contato com o teu blog no da Maratona Literária.
    Agora vim conhecê-lo e seguí-lo.
    Desde já és convidada a visitar o meu.
    Saúde e felicidade.
    João Pedro Metz

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  2. obrigada pela visita, é claro q vou visita-lo e tbm segui-lo, abraço

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