PROF. MARCIA MENDONÇA

PROCURO SER SEMPRE MELHOR QUE ONTEM!!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ludicidade e aprendizagem


Ludicidade e aprendizagem

Através dessa dissertação procura demonstrar que ludicidade e criatividade auxiliam no processo de aprendizagem, proporciona o resgate de valores, ampliam vocabulário, desenvolvem o espírito de grupo, proporcionam o crescimento coletivo e também auxiliam na construção da identidade cultural e de uma efetiva cidadania. É através dessa pesquisa que pretendemos salientar os aspectos que envolvem a aprendizagem com a utilização de jogos, atividades lúdica e situações problemas. São através dessas atividades lúdicas, dos jogos e das situações problemas que o aluno tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e intelectuais de uma forma divertida e prazerosa. E ao observarmos os alunos na realização dos jogos, atividades lúdicas e na resolução de situações problemas que se conhece como o ele pensa. E a partir daí podem planejar outras formas de intervir nesse processo de aprendizagem, procurando superar as dificuldades de aprendizagem que possam surgir, pois é através dos jogos, atividades lúdicas e das situações problemas que o aluno exercita suas funções intelectuais de assimilação e acomodação.
Quando se fala em aprendizagem, logo se pensa na escola, porém o processo de aprendizagem ocorre desde o nascimento. Mas o mais importante é que ela aprende no seu ritmo e de sua maneira, através da exploração do mundo a sua volta, de erros e acertos, de brincadeiras. Então por que a escola dedica um espaço tão insignificante para as atividades como os jogos, as brincadeiras e situações problemas? Por que os educadores não usam atividades lúdicas no processo de aprendizagem de seus alunos?Ao falarmos de brincadeiras e jogos, ao primeiro pensamento é que esse tipo de atividade se restrinja às aulas de educação física e aos recreios, pois são nesses espaços que podemos ver os alunos se divertindo e interagindo com colegas de todas as turmas. Porém, uma reclamação muito freqüente entre os educadores é que esses alunos não sabem mais brincar, perderam essa habilidade, ao observar os recreios podemos notar que esses alunos têm dificuldades para se relacionarem bem entre eles. Isso ocorre principalmente porque na escola se separou à hora de aprender da hora de brincar, se divertir.
Dessa maneira o desafio é que o lúdico passe a fazer parte da rotina das escolas, das salas de aula da prática pedagógica dos professores, porém ainda hoje muitos educadores desprezam as atividades lúdicas. Cabem aos profissionais da educação reintegrar as atividades lúdicas ao processo de ensino aprendizagem, valorizando o conhecimento já construído pelos aprendentes em suas experiências de vida. Na brincadeira temos vários momentos para serem avaliados desde a formação de grupos, limites, criatividade e integração com os colegas em geral, de uma forma informal. Saber como se desenvolve a aprendizagem e o processo de alfabetização é crucial para se ter sucesso no desempenho profissional, tanto para educadores como psicopedagogos.
Ao educador cabe a tarefa de proporcionar através de atividades lúdicas esse processo de equilibração, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos. A utilização de técnicas e métodos que atraiam a atenção e desenvolvam a paixão em aprender é uma forma de tornar a aprendizagem mais significativa. Fazer com que o aluno se interesse pelo aprender é o objetivo de todo educador comprometido com a sua profissão. Por isso a ludicidade deve fazer parte da sua prática pedagógica. (Autora: Márcia beatriz de Mendonça)

Um comentário:

  1. Que linda, minha amiga Marcia é tudo de bom, no tempo que estou em estágio em suas aulas, posso dizer que ela ama mesmo o que faz e tem domínio do que fala e além de tudo isso tem o respeito e carinho de todos. Sinto que ela se relaciona super bem com seus alunos e com seus colegas, é uma pessoa que está sempre disposta a ajudar quem precisa.
    Te adoro querida!!!!!
    Beijos
    Renata Machado

    ResponderExcluir

Olá ,podem deixar aqui suas opiniões e idéias ,desde que não pratiquem qulaquer tipo de discriminação ou preconceito.