PROF. MARCIA MENDONÇA

PROCURO SER SEMPRE MELHOR QUE ONTEM!!!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cultura Afrobrasileira


Projeto de ensino
Resgatando A Cultura Negra

Márcia Mendonça
EMEF Machado de Assis

No ano de 2008 realizou-se um projeto que visava resgatar a auto-estima do aluno afro-descendente e proporcionar o conhecimento sobre a África, sua cultura e a influência que exerceu na formação da cultura brasileira. Resgatando a história dos afro-brasileiros e dos negros no município de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Divulgando e produzindo conhecimentos,bem como atitudes, postura e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnicos- racial. Os objetivos desse projeto de ensino eram: conhecer a história da África; identificar aspectos da cultura africana anteriores a colonização européia; conhecer aspectos atuais sobre a África; identificar alguns conflitos atuais no continente africano; identificar a origem dos escravos no Brasil; identificar a influência da cultura africana no desenvolvimento da cultura brasileira; identificar manifestações do sincretismo entre cultura africana, européia e indígena; conhecer aspectos atuais sobre os afro-brasileiros; identificar os personagens afro-descendente ou africano que se destacaram na história do Brasil e do mundo; reconhecer e valorizar a identidade, a história e a cultura do afro - descendentes, bem como garantir o reconhecimento e a igualdade de valorização das raízes africanas na nação brasileira, ao lado das indígenas, européias e asiáticas; confeccionar cartazes e livros com as informações coletadas;
Num primeiro momento ouve um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre preconceito, discriminação, racismo, utilizando redação e leitura de textos. Iniciação a cultura africana por meio de vídeos, fotos, gravuras, histórias infantis e lendas africanas; foram realizadas também leituras, escritas, desenhos, recortes, dobraduras, modelagens, com personagens negros; elaboração de cartazes para trabalhar a visibilidade das crianças afrodescendentes; reflexões a partir de reportagens, relatos e telenovelas; Trabalho com letras de músicas que retratam questões sobre preconceito e discriminação;
Num segundo momento foi apresentado o projeto com os objetivos aos alunos e realizado a divisão dos alunos em grupos e distribuição dos assuntos para cada grupo realizar as pesquisas onde ao 7º anos coube: escravidão: origem e cultura e sincretismo: cultura africana e brasileira. Ao 8º ano coube: personalidades afro-descendente ou africana no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. E no 9º ano pesquisaram países da África, aspectos geográficos, históricos e culturais e a áfrica pré-colonização: civilizações e culturas.
Num terceiro momento realizou-se um painel com material sobre os negros; Confecção de cartazes, livros coletivos e expressões artísticas baseadas na cultura africana que serão expostos na semana do negro em novembro de 2008.
Este projeto de ensino foi apresentado no 8º Encontro sobre o Poder Escolar, que ocorre ma cidade de Pelotas no mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ,podem deixar aqui suas opiniões e idéias ,desde que não pratiquem qulaquer tipo de discriminação ou preconceito.