PROF. MARCIA MENDONÇA

PROCURO SER SEMPRE MELHOR QUE ONTEM!!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CULTURA POMERANA.wmv




Projeto Pedagógico interdisciplinar
Título: Colonização Pomerana e Germânica
Márcia Mendonça
EMEF Machado de Assis

A elaboração do projeto sobre a colonização alemã e pomerana se deu em decorrência da comemoração dos 150 anos dessa imigração no município de São Lourenço do Sul que ocorrerão em todos os anos de 2008.
As atividades relacionadas ao projeto envolveram todas as disciplinas e todas os anos de ensino , de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada turma, desde a pré-escola até o nono ano.
Esse projeto visa promover a valorização da diversidade cultural, respeitando a individualidade de cada ser humano, abrangendo as etnias pomeranas e germânicas com formadoras da colonização do município facilitando a compreensão integral do ponto da vista ético e da pluralidade de expressões no âmbito educacional.
Os objetivos desse projeto são: construir e ampliar o conhecimento sobre a imigração e colonização pomerana e germânica; conhecer alguns pontos históricos do município, tais como, Monumento ao Colono, Túmulo do Fundador da Colônia, 1ª igreja construída no município;identificar a zona rural como importante na economia do município;observar a geografia e o meio ambiente nos lugares por onde passarem e visitarem;desenvolver atividades artísticas como teatro e artes plásticas inspiradas na cultura pomerânica e germânica;promover e educação inclusiva;promover a igualdade de condições a informação e educação;compreender a diversidade étnico-cultural do Brasil, incluindo as etnias pomeranas e germânicas;resgatar a identidade e desenvolver a cidadania.
Os professores organizaram grupos de pesquisa para se coletar informações sobre os pomeranos e germânicos.E posteriormente junto com os alunos, pesquisaram sobre aspectos da cultura pomerana e germânica para desenvolver atividades que representem essa cultura, realizaram duas viagem ao interior do município para conhecer a colônia (atividades econômicas, pontos históricos); ou seja Passeio Pomerano.Também organizaram uma palestra sobre a colonização pomerana e germânica(uma .para os professores e outra para os alunos).Registro fotográfico de cada etapa do projeto.Confecção de um mini-livro de receitas germânicas e pomeranas.
Realizo-se também uma confraternização dos professores com um café colonial no dia 25 de abril de 2008. e no mesmo dia os alunos tiveram no almoço na escola uma refeição tipicamente pomerana.
Realizou-se Exposição dos trabalhos e apresentações no dia 26de abril de 2008, aniversário do município de São Lourenço do Sul com apresentações de dança do grupo Sonenchein,teatro sobre aspectos da cultura pomerana e germânica.Ao participarem das atividades propostas no projetos os alunos redescobriram as origens da população e reconheceram em alguns costumes diários a influência da cultura germânica e pomerana no seu cotidiano.

Um comentário:

  1. Olá,
    Sempre é bom conhecer nosso passado, ainda mais quando ele está próximo no tempo. Se nada for feito agora, daqui a mais 150 anos ficará bem mais difícil encontrar algo, alguma raíz.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir

Olá ,podem deixar aqui suas opiniões e idéias ,desde que não pratiquem qulaquer tipo de discriminação ou preconceito.